sábado, 27 de novembro de 2010

As polemicas do Brasileirão

Cada ano que passa volta as mesmas polemicas sobre times que entregam jogos, as polemicas sobre a arbitragem entre outras. Vamos fazer uma analise sobre alguns exemplos de polemicas que ficaram pairando no ar.
Para iniciar vamos deixar bem claro de existe sim a mala branca. Os jogados são influenciados sim pela diretoria do clube, pela torcida e até mesmo pelos próprios companheiros a entregarem a partida, o resultado. Alguém deve estar pensando agora, mas como isso pode acontecer? A credibilidade do campeonato, do próprio time cai lá em baixo, porque isso acontece? Deixa-me explicar. Existe um lema seguido por todas as torcidas, principalmente a dos times grandes, que tenham times rivais na cidade ou no estado. Exemplo “Eu torço pelo Grêmio e todos os times que jogam contra o Internacional”, “Eu torço pelo Palmeiras e todos os times que jogam contra o Corinthians”. Que torcida quer ver o rival vencer algum campeonato sabendo que teve uma ajudinha do seu time? Existem jogadores que são torcedores, jogadores que nasceram dentro do clube e esses jogadores são os que influenciam outros jogadores, que não nasceram no clube vieram através de contratação, a entregarem a partida.
Por exemplo, no ano de 2009 na última rodada do campeonato brasileiro o Internacional precisava que o Grêmio, seu rival no Rio Grande do Sul, empatasse ou vencesse o Flamengo para ser campeão. Alguém naquele dia achava que o Grêmio jogaria pra valer para tentar vencer ou pelo menos conseguir o empate com o Flamengo? Se você era esse alguém, você não sabe o que ser torcedor, você nunca riu, chorou pelo seu clube, você não conhece futebol. Se o Grêmio ajudasse o Internacional a ser campeão, os jogadores seriam linchados pela própria torcida. Não foi culpa do Grêmio que o Inter não conquistou o titulo, mas foi culpa do próprio Inter que não foi competente o suficiente para vencer uma única partida a mais para ter 02 ou 03 pontos a mais que o Flamengo e assim se sagrar campeão.
Neste ano estão crucificando o São Paulo por ter entregado o jogo para o Fluminense, é o mesmo caso que são-paulino quer ver o Corinthians campeão brasileiro? Nenhum, absolutamente nenhum.
Mas e o que aconteceu no jogo Botafogo 1 X 2 Internacional? Com a vitória do colorado ele ajudou o grêmio a ficar mais perto do G4 e assim poder conquistar uma vaga para a Libertadores da America 2011. Mas vamos deixar bem claro, o Grêmio não precisava que o Inter vencesse o Botafogo para chegar lá. A vida do tricolor ficou mais fácil, mas não era preciso o Inter vencer. Até porque o próprio Botafogo com a derrota depende de si mesmo para chegar no G4. Se o Inter vencesse ou não, o Grêmio depende de si mesmo, porque Grêmio e Botafogo vão se enfrentar na última rodada. Por isso que o Internacional não entregou aquele jogo ao Botafogo, os reservas do time que entraram em campo mostraram muito serviço ao treinador para assim crescerem profissionalmente e conquistarem, quem sabe, uma vaga no time para o ano que vem.
Para encerrar o texto e a discussão proponho a volta do mata-mata. Este tipo de campeonato não é o mais justo, mas é o melhor. O campeonato de pontos corridos premia o time que foi mais regular o ano inteiro, mas tem falhas. Já o campeonato mata-mata obriga o time a vencer o adversário para seguir no campeonato até o titulo. Não tendo que depender de outros times, ou seus arque rivais, para ser campeão.

Por Alex Uberti


Nenhum comentário:

Postar um comentário